Transformamos dados e pesquisas em conhecimento e estratégia.

Valor Econômico: Crise eleva crença no esforço próprio, diz pesquisa

O jornal Valor Econômico mostra que, após a maior recessão já vista pelo país, surge um brasileiro mais determinado a reconquistar o que perdeu durante a crise e consciente de que terá de fazer isso a partir de seu próprio esforço.

A notícia repercute a pesquisa inédita “O Brasil Pós-Crise”, feita pelo Instituto Locomotiva com a Publicis Brasil, realizada com 3.614 pessoas de todas as regiões do Brasil. No estudo, 97% dos brasileiros disseram ter sido atingidos pela crise econômica e, para enfrentá-la, a maioria (93%) adotou alguma forma de restrição: 80% reduziram o consumo de alguma categoria de produto e 53% mudaram para marcas mais baratas.

“Pela primeira vez, agora, houve uma sensação grande de perda. Quem acessou champagne tem dificuldade para voltar à sidra. Quem viajava de avião não quer levar três dias para chegar a Fortaleza. Essa perda mudou comportamentos e alguns deles vieram para ficar”, disse ao jornal Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.

Para se recuperar, os brasileiros estão mais confiantes: 2 em cada 3 brasileiros dizem ter mais orgulho de si hoje de que há 10 anos e 76% acreditam na própria capacidade de mudar de vida.

Leia a notícia completa

Compartilhe esse conteúdo:

plugins premium WordPress

Para baixar o estudo

faça o cadastro.

Garantimos o sigilo do seus dados.

Deseja se inscrever na nossa newsletter?
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?