O Povo: Você está satisfeito com os políticos tradicionais?

© 2016 Locomotiva

O Povo: Você está satisfeito com os políticos tradicionais?

9.3.2018

 

 

 

 

Leia o artigo completo abaixo:

 

 

 

"Você está satisfeito com os políticos tradicionais?

 

Por Renato Meirelles em 23/08/2018

 

 

 

 

 

Se disse não, sua resposta está em sintonia com a grande maioria da população brasileira.
 

Para se ter uma ideia do atual descrédito da política entre os brasileiros, apresento dados que o Instituto Locomotiva levantou em parceria com a Ideia BigData, para o RenovaBR: hoje, 96% dos brasileiros estão insatisfeitos com os governantes do País.

 

Além das óbvias críticas à falta de transparência e a corrupção, o eleitor critica a falta de preparo dos seus governantes. Apenas 11% acreditam que os políticos que foram eleitos se prepararam para desempenhar exercer o seu mandato. E somente 6% acreditam que os políticos brasileiros costumam ouvir a população para tomar suas decisões.

 

A demanda é clara: para 97% dos brasileiros, é preciso haver uma renovação na política brasileira. Para três de cada quatro eleitores, quem renova a política é a própria sociedade. E 87% acreditam que é preciso agir para melhorar a política nacional.

 

Mas essa grande demanda da sociedade por renovação esbarra, por sua vez, nos interesses dos representantes da política tradicional, que fazem de tudo para se manter no poder, criando regras que dificultam mudanças e impedindo financiamentos e candidaturas. Isso faz com que a vontade coletiva e pessoal de mudar acabe dependendo justamente daqueles que não querem a mudança.

 

Nossas pesquisas mostram quais mudanças os brasileiros mais querem ver na política. São elas: 95% dos brasileiros esperam que as candidaturas ouçam as pessoas para tomar suas decisões; 95% esperam que as candidaturas estudem sobre os problemas do País; 99%, que devem estudar sobre o papel e o funcionamento das instituições políticas; e 9 em cada 10 eleitores querem que os candidatos sejam transparentes e prestem contas à população. Portanto, nós ainda temos uma chance de fazer essa diferença, por meio do voto, que logo chegará.

 

Quando se fala em renovação da política, todo mundo acha que é impossível. Quando se fala em mudança, ouvimos que os políticos que estão aí não vão deixar isso acontecer. Mas como cantava o velho Raul Seixas, repito: "Sonho que se sonha só, é só um sonho. Mas sonho que se sonha junto - nas urnas - é realidade"."

 

 

 

Please reload

Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
  • Twitter ícone social
  • slideshare
  • YouTube ícone social