SBT NEWS: 84% da população vê racismo no país, mas só 4% admitem ser preconceituosos


Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, encomendada pelo Grupo Carrefour, aponta que 84% dos brasileiros reconhecem que o preconceito racial existe e afeta diversas instâncias na vida de pessoas negras em todo o país. Apesar do alto índice, apenas 4% da população se considera preconceituosa.


O levantamento, realizado com 1.630 entrevistados em 72 cidades, entre 15 e 20 de abril, faz parte do trabalho do grupo varejista diante do compromisso de discutir o racismo estrutural após o caso envolvendo João Alberto Silveira Freitas, que morreu após ser espancado por dois seguranças em uma das lojas do Carrefour, no sul do país, em novembro de 2020.


Segundo a pesquisa, o percentual de brasileiros que consideram o país preconceituoso aumenta para 89% entre negros. A maioria dos entrevistados também reconhece que pessoas negras sofrem mais violência física quando se comparado com pessoas brancas.


O levantamento ainda revela que o preconceito racial é frequente em locais públicos, como shoppings centers, restaurantes e supermercados. Mais de 60% da população já presenciou uma pessoa negra sendo humilhada ou discriminada devido à raça nesses ambientes.


Clique aqui para ler a matéria completa no site do SBT.

Recentes
Arquivo