Teste de Comunicação
As campanhas publicitárias nem sempre são compreendidas pelo target da forma como foram planejadas, o que pode acarretar em riscos para a marca e o produto ou serviço anunciado, além de desperdício da verba publicitária.
Além disso, as agências muitas vezes elaboram mais de um caminho criativo, e a decisão sobre por qual seguir será mais efetiva se embasada nas percepções do público-alvo.
Qual a solução?
O teste de comunicação identifica pontos de melhoria para tornar a campanha e o conceito mais assertivos.
É possível verificar a efetividade de itens como linguagem, cores e imagens de uma campanha, diminuindo a distância cognitiva entre a criação e o consumidor e deixando o material mais atraente para o target, de forma que transmita a mensagem proposta.
Passo a Passo
1. Compreensão espontânea
Em contato com o público-alvo, é possível mapear seu entendimento da campanha tal como foi elaborada, verificando eventuais discrepâncias entre a mensagem planejada e a recebida;
2. Hierarquização
Nem sempre há consenso entre as campanhas e as peças a serem veiculadas. Nessa etapa, é possível identificar o caminho mais eficiente para se comunicar com o público-alvo, bem como quantificar preferências no que diz respeito a forma e conteúdo.
3. Pesquisa qualitativa
Identificar e refinar opiniões sobre caminhos criativos e peças de comunicação, avaliar a efetividade da mensagem e estudar possibilidades de adequação do material;
4. Pesquisa quantitativa
Aferir preferências, aceitação, entendimento e aderência aos materiais produzidos;
5. Relatório analítico
Resultados da pesquisa com curadoria, que mostram sugestões de soluções e oportunidades de comunicação relacionadas à campanha.
Avalie o conceito e a efetividade da campanha e entenda o que mudar para deixá-la mais assertiva, atingindo o público-alvo com eficiência sem cometer erros que poderiam ser evitados, além de reduzir o desperdício da verba publicitária.
Quer saber como o Teste de Comunicação vai ajudar na construção de campanhas mais efetivas?
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